É um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto
de arte. Irmão de Jacques Villon, de Suzanne Duchamp e Raymond
Duchamp-Villon, estes também artistas que gozaram de
reputação no cenário artístico europeu, Marcel Duchamp começou sua carreira
como artista criando pinturas de inspiração impressionista, expressionista e cubista. Dessa
fase, destaca-se o quadro Nu
descendo a escada, que apresenta uma sobreposição de figuras de aspecto
vagamente humano numa linha descendente, da esquerda para a direita, sugerindo
a ideia de um movimento contínuo. Esse quadro, na época de sua gênese, foi mal
recebido pelos partidários do Cubismo, que o julgaram profundamente irônico
para com a proposta artística por eles pretendida.
Essa fase lhe rendeu, ainda, o quadro Rei e rainha rodeados por rápidos
nus, que sugere um rápido movimento através de duas figuras humanas, e A noiva, que apresenta formas
geométricas bastante delineadas e sobrepostas, insinuando uma figura de
proporções humanas. Este último foi bastante utilizado no seu projeto mais
ambicioso, de que trataremos a
seguir.
Sua carreira como pintor estendeu-se por mais
alguns anos, tendo como produto quadros de inegável valor para a formação da
pintura abstrata. É, no entanto, como escultor que Duchamp vai atingir grande
fama. Tendo se mudado para Nova York e largado a Europa numa espécie de estagnação criativa, Duchamp
encontra na América um solo fértil para sua arte dadaísta.
Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e
movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: A noiva despida pelos seus
celibatários, mesmo ou O grande vidro.
Trata-se de duas lâminas de vidro, uma sobre a
outra, onde se vê uma figura abstrata na parte de
cima, que seria a noiva, inspirada no quadro acima mencionado, e, na parte de
baixo, se percebe uma porção de outras figuras (feitas de cabides, tecido e
outros materiais), dispostas em círculo, ao lado de uma engrenagem (retirada de
um moinho de café). Essa obra consumiu anos inteiros de dedicação de Duchamp, e
só veio a público muito depois do início de sua construção, intercalada,
portanto, por uma série de obras. Não se tem um consenso acerca do que
representa essa obra, mas diversas opiniões conflitantes, com base em
psicologismos e biografismos, renderam e ainda rendem bastante discussão.
Autor: Marcel Duchamp
Obra: A fonte
Ano: 1917
Localização: Indiana University Arte Museum, Bloomington
Dimensões: 33,5 cm
Técnica: urinol de porcelana – readymade
Movimento: Dadaísmo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: L.H.O.O.Q.
Ano: 1919
Localização: New York, Mary Sisler Collection
Dimensões: 19.7 x 12.4 cm
Técnica: Lápis sobre reprodução da Mona Lisa – readymade
Movimento: Dadaísmo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: A noiva
Ano: 1912
Localização: Museu de Arte Moderna Filadélfia
Dimensões: 89,5 x 55,6 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Dadaísmo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Porta-garrafas
Ano: 1914-64
Localização: Coleção privada
Dimensões: 59 x 37 cm
Técnica: readymade – porta-garrafas feita de ferro galvanizado
Movimento: Dadaísmo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Um rumor
secreto (With Hidden Noise)
Ano: 1916
Localização: The Philadelphia Museum of
Art, Philadelphia, PA
Dimensões: 12,9 x 11,4 cm
Técnica: readymade – novelo de corda entre duas placas de metal
seguras por quarto parafusos
Movimento: Dadaísmo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Rede paralisada
Ano: 1914
Localização: The
The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA
Dimensões: 148,9 x 197,7 cm
Técnica: Óleo e lápis sobre tela
Movimento: Dadaísmo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Nove moldes de Malic
Ano: 1914-15
Localização: Coleção privada
Dimensões: 64 x 102 cm
Técnica: Óleo, fio de metal, folha de metal entre duas placas de vidro
Movimento: Dadaísmo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Antecipação do braço partido
Ano: 1915
Localização: Yale Center for British Art,
New Haven, CT, USA
Dimensões: 121,3 cm
Técnica: readymade – pá de neve, madeira e ferro galvanizado
Movimento: Dadaísmo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Pratas de vidro rotativos (Precisão Óptica)
Ano: 1920
Localização: Yale Center for British Art,
New Haven, CT, USA
Dimensões: 99 x 14 cm
Técnica: cinco discos de vidro que rodam sobre um eixo de metal
Movimento: Dadaísmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário