Artista completo, Lasar Segall
experimentou todas as formas de expressão de sua época. Pintor, desenhista,
gravador e escultor, foi um mestre do Expressionismo e
um dos introdutores do Modernismo no
Brasil, vindo a ser um símbolo para toda uma geração.
Nascido em Vilna, capital da
Lituânia, na época sob o domínio do Império russo, foi discípulo de Antokolski,
um dos mais importantes escultores russos do século XIX. Com 15 anos, porém,
instala-se em Berlim e frequenta a rigorosa Academia Imperial de Belas Artes de
Berlim, de onde seria afastado em 1909 por expor na Freie Sezession ( Secessão
Livre ), onde ganhou o prêmio Max Lieberman em um período no qual sua obra
esteve fortemente influenciada pelo impressionismo.
A partir daí se transfere para
Dresden, onde passa a frequentar a Academia de Belas Artes como aluno-mestre,
desfrutando de total liberdade de criação. É também aí que acontece sua
primeira exposição individual.
Em 1913, Segall vem pela primeira
vez ao Brasil, expondo em São Paulo e Campinas, onde percebe-se já em sua obra
uma forte influência do expressionismo do grupo Die Brücke (
A Ponte ), de Dresden. No ano seguinte Segall seria internado em um
campo de concentração, experiência que iria representar mais tarde em suas
obras inspiradas pela Segunda Guerra.
No início dos anos 20 Lasar
Segall instala-se definitivamente no Brasil, naturalizando-se depois de casar
com Jenny Klabin, em 1925. A partir daí passa a ser uma das peças centrais do
Modernismo, atuando como um contraponto alemão às influências francesas. E
neste período que começam a surgir temas brasileiros em sua obra, e as formas
passam a ganhar contornos menos angulosos e tensos - mas sem perder a
característica expressionista. Mário de Andrade chamou este período de 'fase da
contemplação'. As personagens são agora mulatas, negros, marinheiros e
prostitutas. Tem grande atuação sob a vida cultural paulista neste momento,
fundando a Sociedade Paulista de Arte Moderna ( SPAM ), em 1932. Era amigo e
conselheiro de algumas das figuras mais importantes do Modernismo, como Mario
de Andrade, Geraldo Ferraz e Gregori Warchavchik - que projetou a casa onde
Segall viveu até sua morte. Além disso, passa a dar aulas e irá influenciar
toda uma geração de gravadores brasileiros.
Com a aproximação da Guerra,
porém, seu trabalho retorna aos temas trágicos. Lasar Segall dizia que a obra
devia ser despida de requintes estilísticos se quisesse expressar o sofrimento
humano de maneira profunda, e é isso que podemos ver nas séries como Navio de
Emigrantes e Pogrom.
No final de sua vida volta aos
temas brasileiros, pintando as séries 'Erradias' e 'Florestas'. Em 1951 tem
lugar uma grande retrospectiva no MASP, seguida de salas especiais nas I e III
Bienais de São Paulo e uma sala póstuma na IV, que foram as primeiras de uma
série de exposições que resultariam, mais tarde, na criação do Museu Lasar
Segall, instalado na casa em que viveu, no bairro da Vila Mariana.
Autor: Lasar
Segall
Obra: Homem
com violino
Ano: 1909
Localização:
Acervo Museu Lasar Segall - IBRAM/MinC
Dimensões: 71x51 cm
Técnica: óleo
sobre papelão
Movimento:
Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: Retrato
de Mario de Andrade
Ano: 1927
Localização:
Coleção do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo
(IEB-USP)
Dimensões: 73
× 60 cm
Técnica: Óleo
sobre tela
Movimento:
Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: Mario na
rede
Ano: 1930
Localização:
Coleção do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo
(IEB-USP)
Dimensões: 25
× 31,6 cm
Técnica: gravura
em metal sobre papel
Movimento: Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: O fim e
o começo
Ano: 1928
Localização:
Museu Lasar Segall
Dimensões: 61,5
x 78,5 cm
Técnica: gravura
em metal sobre papel
Movimento:
Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: Autorretrato
Ano: 1919
Localização:
Museu Lasar Segall – IPHAN/ Minc
Dimensões: 68
x 58,5 cm
Técnica: Óleo
sobre tela
Movimento:
Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: Mãe
morta
Ano: 1940
Localização:
Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli Doação de Maurício
Segall e Oscar Klabin Segall em nome do Museu Lasar Segall
Dimensões: 46,5
x 55 cm
Técnica: Óleo
com areia sobre tela
Movimento:
Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: Duas
amigas
Ano: 1936
Localização:
Museu Lasar Segall – IPHAN/ Minc
Dimensões: 51,5
x 36,5 x 22 cm
Técnica: Mármore
cinza
Movimento:
Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: Interior
de pobres II
Ano: 1921-22
Localização:
Museu Lasar Segall – IPHAN/ Minc
Dimensões: 140
x 173 cm
Técnica: Óleo
sobre tela
Movimento: Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: Encontro
Ano: 1924
Localização:
Museu Lasar Segall – IPHAN/ Minc
Dimensões: 66
x 54 cm
Técnica: Óleo
sobre tela
Movimento:
Expressionismo
Autor: Lasar
Segall
Obra: Emigrantes
III
Ano: 1936
Localização:
Coleção Particular – São Paulo
Dimensões: 86
x 197 cm
Técnica: Óleo
sobre tela
Movimento:
Expressionismo
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