terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Wassili Kandinsky (1866-1944)

Pintor e escritor Kandinsky formou-se em Direito e Economia. Seu interesse pela pintura veio do impacto que lhe causou a exposição de 1895, dos Impressionistas franceses, apresentada na Rússia. Viajou a Paris em 1896, decidido a dar início a seus estudos artísticos, aos trinta e um anos de idade. Seguiu para Munique onde, sob a tutela de Anton Azbé, estudou pintura por dois anos, prosseguindo, em seguida, os estudos com o professor da Academia de Munique, Franz von Stuck. Kandinsky recebeu nesta época influências dos trabalhos de Gauguin, dos Nabis e de Seurat.

Influenciado pelo Art-Nouveau, que atingia toda a Europa, Kandinsky, aliando-se ao espírito de época, fundou em 1901 uma associação de artistas chamada Phalanx (Falange). Entre 1903 e 1908, viajou para a Itália, Holanda e Tunísia. Depois de um período de contínuas viagens, conheceu Gabriele Münter, Jawlensky e Werefkina. Dessa amizade de intensa colaboração surge a "Nova Associação de Artistas de Munique", em 1909. Em 1911, na terceira exposição do grupo, sua obra foi rejeitada; Kandinsky, apoiado por Franz Marc, Kubin, Gabriele Münter, Jawlensky e Werefkina, rompeu com a Associação. No ano seguinte, ele e Franz Marc resolveram organizar uma mostra na Galeria Tannhauser, que seria então a fundação do O Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter, grupo em que atuou até o início da Primeira Guerra, ocasião em que voltaria à Rússia. Ficou afastado da Alemanha até 1922, quando recebeu um convite de Walter Gropius para fazer parte da Bauhaus.
Desde o final de sua permanência em Moscou, houve uma geometrização de suas figuras e uma aproximação com as obras de Paul Klee. Em 1926, escreveria 'Ponto e Linha sobre o Plano', que pode ser visto como um desenvolvimento das ideias já contidas em 'Do espiritual na arte', de 1912. Em 1933, com o fechamento da Bauhaus, Kandinsky foi a Paris. Não se observa grande modificação na sua produção artística entre o período anterior à Bauhaus e este em Paris, contudo acentua-se o colorido e as referências místicas em suas obras.

"A obra reflete-se na superfície da consciência. Ela encontra-se 'para lá de' e, quando a excitação cessa, desaparece da superfície sem deixar rastro. Existe aí também como que um vidro transparente, mas duro e rígido que impede todo o contato direto e íntimo. Ainda aí temos possibilidade de penetrar na obra, de nos tornarmos ativos e de viver a sua pulsação através de todos os nossos sentidos. Para além do seu valor científico, que depende de um exame dos elementos particulares da arte, a análise dos seus elementos constitui uma ponte em direção à vida interior da obra."

W. Kandinsky, Ponto e Linha sobre Plano, 1926


Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Picture II, Gnomus. Stage set for Mussorgsky's Pictures at an Exhibition in Friedrich Theater, Dessau
Ano: 1928
Localização: Theaterwissenschaftliche Sammlung der Universität zu Köln, Cologne, Germany
Dimensões: 20.5 x 35.8 cm
Técnica: Tempera, watercolor and ink on paper




Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Picture XVI,  The Great Gate of Kiev. Stage set for Mussorgsky's Pictures at an Exhibition in Friedrich Theater, Dessau
Ano: 1928
Localização: Theaterwissenschaftliche Sammlung der Universität zu Köln, Cologne, Germany
Dimensões: 21.2 x 27.3 cm
Técnica: Tempera, watercolor and ink on paper
Movimento: Abstracionismo




Autor: Wassili Kandinsky
Obra: On Points
Ano: 1928
Localização: Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, France
Dimensões: 140 x 140 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo



Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Upward
Ano: 1929
Localização: The Peggy Guggenheim Collection, Venice, Italy
Dimensões: 70 x 29 cm
Técnica: Oil on card
Movimento: Abstracionismo



Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Capricious
Ano: 1930
Localização: Museum Boymans-van Beuningen, Rotterdam, Netherlands
Dimensões: 40.5 x 56 cm
Técnica: Oil on cardboard
Movimento: Abstracionismo



Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Fixed Flight
Ano: 1932
Localização: Coleção privada
Dimensões: 49 x 70 cm
Técnica: Oil on panel
Movimento: Abstracionismo




Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Decisive Pink
Ano: 1932
Localização: The Solomon R. Guggebheim Museum, New York, NY, USA
Dimensões: 80.9 x 100 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo



Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Orange Violet
Ano: 1935
Localização: The Solomon R. Guggebheim Museum, New York, NY, USA
Dimensões: 88.9 x 116.2 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo



Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Composition LX
Ano: 1936
Localização: Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, France
Dimensões: 113.5 x 195 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo



Autor: Wassili Kandinsky
Obra: Dominant Curve
Ano: 1936
Localização: The Solomon R. Guggebheim Museum, New York, NY, USA
Dimensões: 129.3 x 194.3 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo













Nenhum comentário:

Postar um comentário