Pintor e escritor Kandinsky
formou-se em Direito e Economia. Seu interesse pela pintura veio do impacto que
lhe causou a exposição de 1895, dos Impressionistas franceses, apresentada na
Rússia. Viajou a Paris em 1896, decidido a dar início a seus estudos
artísticos, aos trinta e um anos de idade. Seguiu para Munique onde, sob a
tutela de Anton Azbé, estudou pintura por dois anos, prosseguindo, em seguida,
os estudos com o professor da Academia de Munique, Franz von Stuck. Kandinsky
recebeu nesta época influências dos trabalhos de Gauguin, dos Nabis e de
Seurat.
Influenciado pelo Art-Nouveau, que
atingia toda a Europa, Kandinsky, aliando-se ao espírito de época, fundou em
1901 uma associação de artistas chamada Phalanx (Falange). Entre
1903 e 1908, viajou para a Itália, Holanda e Tunísia. Depois de um período de
contínuas viagens, conheceu Gabriele Münter, Jawlensky e Werefkina. Dessa
amizade de intensa colaboração surge a "Nova Associação de Artistas de
Munique", em 1909. Em 1911, na terceira exposição do grupo, sua obra foi
rejeitada; Kandinsky, apoiado por Franz Marc, Kubin, Gabriele Münter, Jawlensky
e Werefkina, rompeu com a Associação. No ano seguinte, ele e Franz Marc
resolveram organizar uma mostra na Galeria Tannhauser, que seria então a
fundação do O Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter, grupo em que atuou até o
início da Primeira Guerra, ocasião em que voltaria à Rússia. Ficou
afastado da Alemanha até 1922, quando recebeu um convite de Walter Gropius para
fazer parte da Bauhaus.
Desde o final de sua permanência em
Moscou, houve uma geometrização de suas figuras e uma aproximação com as obras
de Paul Klee. Em 1926, escreveria 'Ponto e Linha sobre o Plano', que
pode ser visto como um desenvolvimento das ideias já contidas em 'Do
espiritual na arte', de 1912. Em 1933, com o fechamento da Bauhaus,
Kandinsky foi a Paris. Não se observa grande modificação na sua produção
artística entre o período anterior à Bauhaus e este em Paris, contudo
acentua-se o colorido e as referências místicas em suas obras.
"A
obra reflete-se na superfície da consciência. Ela encontra-se 'para lá de' e,
quando a excitação cessa, desaparece da superfície sem deixar rastro. Existe aí
também como que um vidro transparente, mas duro e rígido que impede todo o
contato direto e íntimo. Ainda aí temos possibilidade de penetrar na obra, de
nos tornarmos ativos e de viver a sua pulsação através de todos os nossos
sentidos. Para além do seu valor científico, que depende de um exame dos
elementos particulares da arte, a análise dos seus elementos constitui uma
ponte em direção à vida interior da obra."
W. Kandinsky, Ponto e Linha
sobre Plano, 1926
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra:
Picture II, Gnomus. Stage set for Mussorgsky's Pictures at an Exhibition
in Friedrich Theater, Dessau
Ano:
1928
Localização: Theaterwissenschaftliche Sammlung der Universität zu Köln, Cologne,
Germany
Dimensões:
20.5 x 35.8 cm
Técnica: Tempera, watercolor and ink on paper
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra: Picture XVI, The Great Gate of
Kiev. Stage set for Mussorgsky's Pictures at an Exhibition in Friedrich
Theater, Dessau
Ano: 1928
Localização: Theaterwissenschaftliche Sammlung der Universität zu Köln, Cologne,
Germany
Dimensões:
21.2 x 27.3 cm
Técnica: Tempera, watercolor and ink on paper
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra: On Points
Ano: 1928
Localização:
Musée National
d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, France
Dimensões:
140 x 140 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra:
Upward
Ano:
1929
Localização: The Peggy Guggenheim Collection, Venice, Italy
Dimensões:
70 x 29 cm
Técnica:
Oil on card
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra:
Capricious
Ano:
1930
Localização:
Museum Boymans-van
Beuningen, Rotterdam, Netherlands
Dimensões:
40.5 x 56 cm
Técnica:
Oil on cardboard
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra:
Fixed Flight
Ano:
1932
Localização:
Coleção privada
Dimensões:
49 x 70 cm
Técnica:
Oil on panel
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra: Decisive Pink
Ano:
1932
Localização: The Solomon R. Guggebheim Museum, New York, NY, USA
Dimensões:
80.9 x 100 cm
Técnica:
Óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra:
Orange Violet
Ano:
1935
Localização: The Solomon R. Guggebheim Museum, New York, NY, USA
Dimensões:
88.9 x 116.2 cm
Técnica:
Óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra:
Composition LX
Ano:
1936
Localização:
Musée National
d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, France
Dimensões:
113.5 x 195 cm
Técnica:
Óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
Autor:
Wassili Kandinsky
Obra:
Dominant Curve
Ano:
1936
Localização: The Solomon R. Guggebheim Museum, New York, NY, USA
Dimensões:
129.3 x 194.3 cm
Técnica:
Óleo sobre tela
Movimento: Abstracionismo
Movimento: Abstracionismo
0 comentários: