Nascido em Kiev, tornou-se um dos mais
importantes pioneiros da arte geométrica abstrata, tendo fundado, em 1913, o
Suprematismo. Inspirado nas ideias do Futurismo e do Cubismo, este movimento artístico
viria a exercer uma forte influência na pintura e na arquitetura, tendo sido
grande a sua difusão na Alemanha, sobretudo na produção artística da Bauhaus.
Evoluindo do Cubismo para uma linguagem rigorosamente geométrica, o artista libertou-se das experiências sensoriais originadas pelos dados objetivos da realidade e criou uma pintura pura, baseada em princípios matemáticos, privilegiando formas abstratas e as figuras geométricas mais elementares como equivalentes visuais do mundo interior.
Em 1915, expôs um quadrado negro sobre uma superfície branca ("Quadrado Negro sobre Fundo Branco"), o qual resume as ideias básicas da produção suprematista, ou seja, de uma pintura que coloca em primeiro plano a autonomia da forma como projeto mental, em detrimento dos aspectos técnicos da obra. O elemento suprematista por excelência é o quadrado, mas o pintor russo utilizou também outras figuras geométricas: retângulos, cruzes, triângulos e círculos, preenchidas com cores fortes e lisas, como o vermelho, laranja e azul, para além do branco e do preto.
Evoluindo do Cubismo para uma linguagem rigorosamente geométrica, o artista libertou-se das experiências sensoriais originadas pelos dados objetivos da realidade e criou uma pintura pura, baseada em princípios matemáticos, privilegiando formas abstratas e as figuras geométricas mais elementares como equivalentes visuais do mundo interior.
Em 1915, expôs um quadrado negro sobre uma superfície branca ("Quadrado Negro sobre Fundo Branco"), o qual resume as ideias básicas da produção suprematista, ou seja, de uma pintura que coloca em primeiro plano a autonomia da forma como projeto mental, em detrimento dos aspectos técnicos da obra. O elemento suprematista por excelência é o quadrado, mas o pintor russo utilizou também outras figuras geométricas: retângulos, cruzes, triângulos e círculos, preenchidas com cores fortes e lisas, como o vermelho, laranja e azul, para além do branco e do preto.
Das suas concepções pictóricas, publicadas num
conjunto de textos intitulado "Suprematismo", destaca-se a seguinte
passagem: "Atualmente, o caminho do homem é através do espaço. O
Suprematismo é o semáforo da cor no ilimitado. Abri a clarabóia azul dos
limites da cor, penetrai no branco; navegai a meu lado camaradas pilotos neste
espaço sem fim. O livre mar branco estende-se aos vossos pés... No vasto espaço
do repouso cósmico atingi o mundo branco da ausência dos objetos, que é a
manifestação do nada revelado... A experiência pura do mundo sem objeto, o
homem devolvido à unidade original em comunhão com o todo, a arte libertada do
peso dos objetos".
Completamente liberta da sujeição ao mundo da
realidade, a pintura de Malevitch é "um acordo de ritmos que se
concretizam no espaço da tela, tal como uma frase musical se realiza no
tempo". Esta ideia da aproximação entre a arte e a música é comum a outros
artistas da época como Kandinsky e PietMondrian.
Autor:
Kasimir Malevich
Obra: Red Square. Visual Realism of a
Peasant Woman in Two Dimensions
Ano: 1915
Localização: The Russian Museum, St. Petersburg, Russia
Dimensões:
53 x 53 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor: Kasimir
Malevich
Obra:
Suprematism
Ano:
1915
Localização:
Stedelijk Museum,
Amsterdam, Netherlands
Dimensões:
101.5 x 62 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor:
Kasimir Malevich
Obra:
Suprematism
Ano:
1921-27
Localização:
Stedelijk Museum,
Amsterdam, Netherlands
Dimensões:
84 x 69.5 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor:
Kasimir Malevich
Obra: Suprematism. Sketch for a curtain
Ano: 1919
Localização: The Tretyakov Gallery, Moscow,
Russia
Dimensões:
45 x 62.50 cm
Técnica:
Paper, gouache,
watercalor, pencil
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor:
Kasimir Malevich
Obra:
Soccer Player in the Fourth Dimension
Ano:
1915
Localização:
Stedelijk Museum,
Amsterdam, Netherlands
Dimensões:
70 x 44 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor:
Kasimir Malevich
Obra:
Suprematism. Two-Dimensional Self-Portrait
Ano: 1915
Localização:
Stedelijk Museum,
Amsterdam, Netherlands
Dimensões:
80 x 62 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor:
Kasimir Malevich
Obra:
Suprematism
Ano:
1915
Localização: The Russian Museum, St. Petersburg, Russia
Dimensões:
87.5 x 72 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor:
Kasimir Malevich
Obra:
Suprematism
Ano:
1921-27
Localização:
Stedelijk Museum,
Amsterdam, Netherlands
Dimensões:
72.5 x 51 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor: Kasimir
Malevich
Obra: Suprematism with Blue Triangle and
Black Square
Ano: 1915
Localização: Stedelijk Museum, Amsterdam,
Netherlands
Dimensões:
66.5 x 57 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Autor: Kasimir
Malevich
Obra:
Suprematism with Eight Rectangles
Ano:
1915
Localização:
Stedelijk Museum,
Amsterdam, Netherlands
Dimensões:
57.5 x 48.5 cm
Técnica:
óleo sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Suprematismo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir