Em 30 de Agosto de 1883 nasceu em Utrecht (Holanda) Theo van Doesburg,
artista plástico, designer gráfico e arquiteto. O seu nome encontra-se
particularmente ligado ao aparecimento do Neoplasticismo ou "De
Stijl" ("O Estilo"). Esta corrente artística que se desenvolveu
a partir de 1917 e da qual também fizeram parte Piet Mondrian e diversos
arquitetos, pintores e escultores, foi o mais puro dos movimentos abstratos e
um dos grandes marcos da arte moderna.
Van Doesburg viria a fundar a revista "De Stijl" que serviu de suporte teórico às propostas plásticas do grupo as quais consistiam, resumidamente, na redução da pintura a formas rigorosamente abstratas e geométricas: uma rede ortogonal de linhas que, no seu encontro, formam quadrados e retângulos preenchidos com cores puras e lisas - amarelo, azul e vermelho e, ainda, o preto e o branco.
Van Doesburg viria a fundar a revista "De Stijl" que serviu de suporte teórico às propostas plásticas do grupo as quais consistiam, resumidamente, na redução da pintura a formas rigorosamente abstratas e geométricas: uma rede ortogonal de linhas que, no seu encontro, formam quadrados e retângulos preenchidos com cores puras e lisas - amarelo, azul e vermelho e, ainda, o preto e o branco.
O auge do movimento foi entre 1921 e 1925, quando Van Doesburg viajou
pela Europa, fazendo conferências e palestras para dar a conhecer as suas
teorias, tendo tido especial aceitação por parte dos mestres da famosa escola
alemã de desenho industrial, a Bauhaus, aonde Van Doesburg chegou a lecionar.
A partir de 1924 o contato com o Suprematismo e o Construtivismo russos
levou-o a repudiar as composições neoplasticistas por achá-las estáticas e
inadequadas para exprimirem o dinamismo da vida moderna. Como alternativa,
elaborou a contra composição, a qual, de um ponto de vista formal, se
caracterizou pela substituição das linhas verticais e horizontais, típicas do
Neoplasticismo, por uma teia de linhas diagonais. Chegou mesmo a afirmar-se que
este processo teria como objetivo irritar Piet Mondrian e, o que é certo, é que
as relações entre os dois artistas se romperam a partir de então.
Van Doesburg e os neoplasticistas em geral, tiveram uma extrema
importância na arte do séc. XX quer pelas experiências que realizaram, no
sentido de exprimirem a realidade apenas pelo equilíbrio do movimento dinâmico
da forma e da cor, quer pela influência que exerceram no nível da renovação da
arquitetura e do design modernos.
Autor: Theo
Van Doesburg
Obra:
Composition
Ano: 1917
Localização:
Museu de Arte Moderna de Nova York
Dimensões: 23
1/2 x 16 1/2" (59.8 x 41.9 cm)
Técnica: Charcoal
on paper
Movimento:
Abstracionismo – Concretismo
Obra:
Composition (The Cow)
Ano: 1917
Localização:
Museu de Arte Moderna de Nova York
Dimensões: 15
5/8 x 22 3/4" (39.7 x 57.7 cm)
Técnica: Gouache,
oil, and charcoal on paper
Movimento:
Abstracionismo – Concretismo
Autor: Theo Van Doesburg
Obra: Seven studies for the painting
Rhythm of a Russian Dance
Ano: 1917-18
Localização:
Museu de Arte Moderna de Nova York
Dimensões: 3
1/4 x 2 5/8" (8 x 6.4 cm)
Técnica: Pencil
and ink on paper
Movimento:
Abstracionismo – Concretismo
Obra: Rhythm of a Russian Dance
Ano: 1917-18
Localização:
Museu de Arte Moderna de Nova York
Dimensões: 53
1/2 x 24 1/4" (135.9 x 61.6 cm)
Técnica: óleo
sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Concretismo
Autor: Theo Van Doesburg
Obra: Composition VIII (The Cow)
Ano: 1918
Localização:
Museu de Arte Moderna de Nova York
Dimensões: 14
3/4 x 25" (37.5 x 63.5 cm)
Técnica: óleo
sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Concretismo
Autor: Theo Van Doesburg
Obra: Study for a Composition
Ano: 1923
Localização:
Museu de Arte Moderna de Nova York
Dimensões: 11 5/8 x 9 5/8"
(29.5 x 24.5 cm)
Técnica: Gouache and ink on tissue
paper and pen and ink on paper
Movimento:
Abstracionismo – Concretismo
Autor: Theo
Van Doesburg
Obra: Contra-Construction
Project, Axonometric
Ano: 1923
Localização:
Museu de Arte Moderna de Nova York
Dimensões: 22
1/2 x 22 1/2" (57.2 x 57.2 cm)
Técnica: Gouache
on lithograph
Movimento:
Abstracionismo – Concretismo
Autor: Theo Van Doesburg
Obra: Composition II (Still Life)
Ano: 1916
Localização:
Museu Thyssen-Bornemisza
Dimensões: 45
× 32 cm
Técnica: Óleo
sobre tela
Movimento:
Abstracionismo – Concretismo
resumida,eu pesquisei a biografia para ser resumida e nao uma historia maior que o mundo
ResponderExcluir