Raoul Hausmann (1886-1971)

Foi um artista plástico, poeta e romancista austríaco. Com o pseudônimo Der Dadasophe exerceu um destacado papel como dadaísta, participando dos grupos de Zurique e posteriormente de Berlim. Foi crítico às instituições da Alemanha durante os anos transcorridos entre as duas guerras mundiais.
Tendo ido viver com seus pais em Berlim com quatorze anos de idade, foi de seu pai que teve os primeiros ensinamentos sobre pintura. Jovem ainda interessou-se pelo Expressionismo, tendo participado da revista Der Sturm.
Afastando-se da pintura, interessou-se por filosofia e literatura, publicando artigos e poemas em revistas culturais. A partir de 1913 publicou trabalhos na revista expressionista Die Aktion.
Sendo um seguidor fervoroso do expressionismo, até então, aproxima-se do Dadaísmo em 1917. Em 1918, ano em que se publicou o primeiro Manifesto Dadaísta, foi um dos fundadores do "Clube Dadá" de Berlim, participando dos primeiros saraus Dada na Alemanha.
Nesta época, Hausmann desenvolveu um processo de fotomontagem e imprimiu os seus primeiros "poemas de cartaz", ou "poemas-pôster" e produziu seus primeiros poemas fonéticos. Em 1919, tornou-se o editor do jornal "Der Dada".
Em 1919, ainda, escreveu "Protesto contra a concepção de vida weimariana".
Tendo terminado o movimento Dada no início dos anos de 1920, em 1926 Raoul Hausmann começou a escrever o seu romance "Hyle". Paralelamente, ele conduziu análises eletroacústicas e óticas com o "Optofone", um dispositivo patenteado em Londres em 1935, que era destinado a produzir ondas sonoras a partir de imagens correspondentes, com a intenção de criar, a partir destes sons, aquilo que chamaria de "poemas ótico-fonéticos" ou "opto-fonéticos".

A partir de 1930, começa a trabalhar sistematicamente com fotografia, tendo migrado para Ibiza na mesma década em função da perseguição pelo Nazismo, estando as obras de Hausmann e dos dadaístas entre as consideradas "arte degenerada" por Hitler. Abandonando a Espanha, em função da entrada das tropas alemãs que apoiavam o general Francisco Franco, vivendo como um artista banido, Hausmann esteve sempre emigrando até 1944. Da Espanha ele foi para Zurique e para Praga, em seguida. Após isto, foi para Paris, onde se instalou definitivamente na rua Peyrat-le-Château a Limoges, vivendo no isolamento, até a sua morte em 1971.


Autor: Raoul Hausmann
Obra: The Spirit of our Times
Ano: 1919
Localização: Museu Nacional de Arte Moderna de Paris
Dimensões: 32,5 x 21 x 20 cm
Técnica: Wood, metal, leather and cardboard
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: ABCD
Ano: 1920
Localização: Museu Nacional de Arte Moderna de Paris
Dimensões: 15,1 x 10,1 cm
Técnica: Colagem
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: O crítico de Arte
Ano: 1919-20
Localização: Londres – Tate Modern
Dimensões: 31,4 x 25,1 cm
Técnica: Colagem
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: Tatlin at Home
Ano: 1920
Localização:
Dimensões: 41 x 28 cm
Técnica: Colagem
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: Triunfos dadá
Ano: 1920
Localização:
Dimensões: 41 x 28 cm
Técnica: Colagem
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: Self-Portrait of the Dadasoph
Ano: 1920
Localização: Coleção privada
Dimensões: 36.2 x 28 cm
Técnica: Mixed Media
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: OFFEAH, (optophonetic poem)
Ano: 1918
Localização: Berlinische Galerie, Berlin
Dimensões: 32.8 x 47.8 cm
Técnica: impressão
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: kp’erioum [also under the title ‘Schriftkonstruktion aus dem Dadaco’], (optophonetic poem)
Ano: 1919
Localização: Berlinische Galerie, Berlin
Dimensões: 37 x 20 cm
Técnica: Mixed Media
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: Dada im gewöhnlichen Leben (DADA Cino)
Ano: 1920
Localização: Coleção particular
Dimensões: 31.7 x 22.5
Técnica: Colagem e fotomontagem sobre papel
Movimento: Dadaísmo

Autor: Raoul Hausmann
Obra: Elasticum
Ano: 1920
Localização: Coleção particular
Dimensões: 31 x 37
Técnica: Photomontage, collage et gouache sur couverture d'un catalogue d'exposition
Movimento: Dadaísmo










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