Pintor e poeta, gravador e escultor
franco-alemão nascido em Estrasburgo, na Alsácia então germânica e naturalizado
francês (1926), um dos fundadores do dadaísmo, criador da técnica de relevos
cromados e um dos pioneiros da arte
abstrata. Filho de um empresário de origem alemã, dono de uma fábrica de
cigarros e de mãe de origem francesa, foi educado em sua cidade natal e desde
cedo mostrou inclinação pelas artes e literatura e falava fluentemente francês
e alemão. Entrou para a Escola de Artes e Ofícios em Estrasburgo (1900), onde
teve aulas de desenho (1901) com Georges Ritleng.
Admirador da poesia alemã, chegou a publicar algumas obras literárias (1903) e
no ano seguinte, após tomar contato com arte moderna (1904), durante uma viagem
a Paris, estudou na academia de Weimar, na Alemanha, e na Julian (1907), de
Paris, mas desligou-se de ambas por não estar satisfeito com o ensino
acadêmico. Juntamente com Oscar Lüthy e Walter Helbig, foi o fundador do grupo
de artistas suíços, designado por Der Moderne Bund (1911).
Iniciou sua carreira de artista abstrato após encontros com Paul Klee na Suíça
e com Kandinski,
que expunha em Munique com o grupo Der Blaue Reiter (1912).
Conheceu (1914) August Macke e Max Ernst, em Colônia, e no ano
seguinte, durante a Primeira Guerra Mundial, foi viver para Zurique, em virtude
de possuir nacionalidade alemã, onde expôs suas primeiras obras abstratas e
casou-se (1915) com Sophie Taeuber.
Fundou o movimento dadaísta comTristan Tzara e outros artistas (1916) e começou a trabalhar com
relevos cromados (1917). Participou (1920) de uma exposição dadaísta, em
Colônia, com Baargeld e Max Ernst,
e juntou-se (1925) a um grupo de surrealistas saídos do movimento dada,
e expôs em Paris. Radicado em Paris (1925), adquiriu a nacionalidade francesa e
trocou o nome Hans por Jean (1926). Participou dos grupos Cercle
et Carré (1930) e Abstraction-Création (1931).
Autor de vários livros marcou profundamente a arte do século XX. Viúvo (1943),
casou-se em segundas núpcias (1959) com Marguerite Hagenbach. e morreu em
Basiléia, na Suíça.
Autor: Hans Arp
Obra: Before my Birth
Ano: 1914
Localização:
Coleção privada
Dimensões: 4
3/8 x 3 5/8"
Técnica:
Colagem
Movimento: Dadaísmo
Autor: Hans Arp
Obra: Human Concretion
Ano: 1933
Localização:
Kunsthaus, Zurich,
Switzerland
Dimensões: 22 x 31 7/8 x 21 1/4"
Técnica: Stone
Movimento:
Dadaísmo
Autor: Hans Arp
Obra: Human Concretion
Ano: 1935
Localização: The Museum of Modern Arts, New
York, NY, USA
Dimensões: 49.5 x 47.6 x 64.7 cm
Técnica:
Cast Stone
Movimento:
Dadaísmo
Autor: Hans
Arp
Obra: En
songe
Ano: 1937
Localização:
Le Musée d'Art Moderne
de Saint-Étienne, France
Dimensões: 37 x 20 x 21 cm
Técnica: Bronze
Movimento:
Dadaísmo
Autor: Hans Arp
Obra: Rising Up
Ano: 1962
Localização: Scottish National Gallery of
Modern Art, Edinburgh, UK
Dimensões: 176.50
x 44.50 x 44.50 cm
Técnica:
Stone
Movimento:
Dadaísmo
Autor: Hans Arp
Obra: Pastor de Nuvens (Cloud
Shepherd)
Ano: 1953
Localização:
Covered Plaza – UCV Heritage en Español (Patrimônio CUC)
Dimensões: 305 x 143 x 115 cm (120
in x 56.2 in x 45.2 in)
Técnica: Bronze
Movimento: Dadaísmo
Autor: Hans
Arp
Obra:
Constellation with Five White Forms and Two Black, Variation III
Ano: 1932
Localização:
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Dimensões: 23
5/8 x 29 5/8 inches (60 x 75.5 cm)
Técnica: Oil
on wood
Movimento:
Dadaísmo
Autor: Hans Arp
Obra:
Cyprian Sculpture
Ano: 1951
Localização:
National Gallery of Canada
Dimensões: 43
x 56.7 x 32.5 cm
Técnica: marble
Movimento:
Dadaísmo
Autor: Hans
Arp
Obra: Head
and Shell
Ano: 1933
Localização: The Solomon R.
Guggenheim Foundation,Peggy Guggenheim Collection, Venice
Dimensões: 7
1/4 x 7 7/8 inches (19.7 x 22.5 cm)
Técnica: Polished
brass
Movimento:
Dadaísmo
Autor: Hans
Arp
Obra: Overturned Blue Shoe with Two Heels Under a
Black Vault (Soulier bleu
renversé à deux talons, sous une voûte noire).
Ano: 1933
Localização: The Solomon R.
Guggenheim Foundation, Peggy Guggenheim Collection, Venice
Dimensões: 31
1/4 x 41 1/8 inches (79.3 x 104.6 cm)
Técnica: pintura
em madeira
Movimento:
Dadaísmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário