segunda-feira, 14 de março de 2016

Hans Arp (1887-1966)

Pintor e poeta, gravador e escultor franco-alemão nascido em Estrasburgo, na Alsácia então germânica e naturalizado francês (1926), um dos fundadores do dadaísmo, criador da técnica de relevos cromados e um dos pioneiros da arte abstrata. Filho de um empresário de origem alemã, dono de uma fábrica de cigarros e de mãe de origem francesa, foi educado em sua cidade natal e desde cedo mostrou inclinação pelas artes e literatura e falava fluentemente francês e alemão. Entrou para a Escola de Artes e Ofícios em Estrasburgo (1900), onde teve aulas de desenho (1901) com Georges Ritleng. Admirador da poesia alemã, chegou a publicar algumas obras literárias (1903) e no ano seguinte, após tomar contato com arte moderna (1904), durante uma viagem a Paris, estudou na academia de Weimar, na Alemanha, e na Julian (1907), de Paris, mas desligou-se de ambas por não estar satisfeito com o ensino acadêmico. Juntamente com Oscar Lüthy e Walter Helbig, foi o fundador do grupo de artistas suíços, designado por Der Moderne Bund (1911). Iniciou sua carreira de artista abstrato após encontros com Paul Klee na Suíça e com Kandinski, que expunha em Munique com o grupo Der Blaue Reiter (1912). Conheceu (1914) August Macke e Max Ernst, em Colônia, e no ano seguinte, durante a Primeira Guerra Mundial, foi viver para Zurique, em virtude de possuir nacionalidade alemã, onde expôs suas primeiras obras abstratas e casou-se (1915) com Sophie Taeuber. Fundou o movimento dadaísta comTristan Tzara e outros artistas (1916) e começou a trabalhar com relevos cromados (1917). Participou (1920) de uma exposição dadaísta, em Colônia, com Baargeld e Max Ernst, e juntou-se (1925) a um grupo de surrealistas saídos do movimento dada, e expôs em Paris. Radicado em Paris (1925), adquiriu a nacionalidade francesa e trocou o nome Hans por Jean (1926). Participou dos grupos Cercle et Carré (1930) e Abstraction-Création (1931). Autor de vários livros marcou profundamente a arte do século XX. Viúvo (1943), casou-se em segundas núpcias (1959) com Marguerite Hagenbach. e morreu em Basiléia, na Suíça.

Autor: Hans Arp
Obra: Before my Birth
Ano: 1914
Localização: Coleção privada
Dimensões: 4 3/8 x 3 5/8"
Técnica: Colagem
Movimento: Dadaísmo


Autor: Hans Arp
Obra: Human Concretion
Ano: 1933
Localização: Kunsthaus, Zurich, Switzerland
Dimensões: 22 x 31 7/8 x 21 1/4"
Técnica: Stone
Movimento: Dadaísmo

Autor: Hans Arp
Obra: Human Concretion
Ano: 1935
Localização: The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA
Dimensões: 49.5 x 47.6 x 64.7 cm
Técnica: Cast Stone
Movimento: Dadaísmo

Autor: Hans Arp
Obra: En songe
Ano: 1937
Localização: Le Musée d'Art Moderne de Saint-Étienne, France
Dimensões: 37 x 20 x 21 cm
Técnica: Bronze
Movimento: Dadaísmo

Autor: Hans Arp
Obra: Rising Up
Ano: 1962
Localização: Scottish National Gallery of Modern Art, Edinburgh, UK
Dimensões: 176.50 x 44.50 x 44.50 cm
Técnica: Stone
Movimento: Dadaísmo

Autor: Hans Arp
Obra: Pastor de Nuvens (Cloud Shepherd)
Ano: 1953
Localização: Covered Plaza – UCV Heritage en Español (Patrimônio CUC)
Dimensões: 305 x 143 x 115 cm (120 in x 56.2 in x 45.2 in)
Técnica: Bronze
Movimento: Dadaísmo

Autor: Hans Arp
Obra: Constellation with Five White Forms and Two Black, Variation III
Ano: 1932
Localização: Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Dimensões: 23 5/8 x 29 5/8 inches (60 x 75.5 cm)
Técnica: Oil on wood
Movimento: Dadaísmo

Autor: Hans Arp
Obra: Cyprian Sculpture
Ano: 1951
Localização: National Gallery of Canada
Dimensões: 43 x 56.7 x 32.5 cm
Técnica: marble
Movimento: Dadaísmo

Autor: Hans Arp
Obra: Head and Shell
Ano: 1933
Localização: The Solomon R. Guggenheim Foundation,Peggy Guggenheim Collection, Venice
Dimensões: 7 1/4 x 7 7/8 inches (19.7 x 22.5 cm)
Técnica: Polished brass
Movimento: Dadaísmo

Autor: Hans Arp
Obra: Overturned Blue Shoe with Two Heels Under a Black Vault (Soulier bleu renversé à deux talons, sous une voûte noire).
Ano: 1933
Localização: The Solomon R. Guggenheim Foundation, Peggy Guggenheim Collection, Venice
Dimensões: 31 1/4 x 41 1/8 inches (79.3 x 104.6 cm)
Técnica: pintura em madeira
Movimento: Dadaísmo








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