Um dos grandes nomes precursores do design gráfico e da publicidade
modernas foi o alemão John Heartfield que soube como poucos elevar o seu ofício
à condição de arte, mas não uma arte qualquer, Heartfield construiu um poderoso
discurso gráfico e textual que fez de sua arte uma ferramenta de combate do
Partido Comunista Alemão contra o nazismo. Heartfield nasceu Helmut Herzfelde,
em Berlin no ano de 1891.
Durante a Primeira Guerra, em protesto contra o nacionalismo alemão,
adota o pseudônimo que carregaria para o resto de sua vida: John Heartfield. Em
1917, influenciado pela Revolução Russa, Heartfield se aproximou das vanguardas
artísticas e do debate político. Nesse ano, enquanto entrava no partido
Comunista Alemão, tomou contato com artistas como o pintor e ilustrador George
Groz e encenador Erwin Piscator.
Na vanguarda cultural alemã, Heartfield se alinharia com o movimento
dadá. O dadaísmo, ou simplesmente dadá, marca uma atitude radical dos artistas
contrários à Primeira Guerra. O termo “dadá” teria sido encontrado por acaso
numa consulta a um dicionário francês. “Cavalo de brinquedo”, sentido original
da palavra, não guardou relação direta, nem necessária, com bandeiras ou
programas, daí o seu valor: sinaliza uma escolha aleatória.Essa escolha
aleatória seria um princípio central na criação dadaísta, contrariando a
racionalidade de um sistema cultural decadente, como o burguês, que subsiste
enquanto milhões são mortos na guerra imperialista. A foto, a colagem e a
fotomontagem seriam grandes meios de expressão dos dadaístas, já que permitiam
facilmente retrabalhar conteúdos do cotidiano com revistas, jornais, etc.
Se o dadaísmo, em regra geral, não defendia um estilo específico nem
novos modelos culturais, colocando-se contra projetos predefinidos, Heartfield
assumiria um caminho bastante particular. Criando pôsteres e composições
gráficas para revistas comunistas, ele defenderia o ponto de vista da revolução
e a luta contra o fascismo. Heartfield inovou na preparação de recortes para
impressão, mediante a junção de fotos, na qual o resultado era refotografado,
imagens distorcidas e misturadas às legendas para criar relações grotescas
entre elas, o partido nazista era seu alvo preferido.
Heartfield trabalhava diretamente as colagens sem nenhum retoque, e em
alguns casos planejava e usava suas próprias fotografias.
Em 1929, a Exposição Internacional Film und Foto, em Stuttgart,
Alemanha, coloca a fotografia experimental em primeiro plano. Nessa ocasião,
John Heartfield lança a palavra-de-ordem “Use a Fotografia como Arma”.Entre
1929 e 1936 suas criações apareceram em centenas de capas do semanário
Arbeiter-Illustrierte-Zeitung (Revista Ilustrada dos trabalhadores). Nos vários
números da AIZ, podemos encontrar mensagens claras sobre o fascismo, sua
relação com a grande burguesia, além de duras advertências sobre o futuro da
Alemanha.
Heartfield, ao contrário de muitos de sua geração, manteve-se fiel aos
seus ideais comunistas até o fim da vida. Sua obra talvez a única forma de
expressão comunista à altura da propaganda nazi de Goebbels permanece como uma
fonte viva de inspiração. Distante, muito distante, da pobre agitação
socialista que vemos nos dias hoje, Heartfield, com suas fotografias, tesoura e
cola ainda nos mostra o caminho.
Autor: John Heartfield
Obra: Deutschland, Deutchland Über Alles
Ano: 1929
Localização:
Eastman House Museum of
Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 23.9 x 18.8 cm
Técnica: Photomechanical reproduction
Movimento: Dadaísmo
Autor: John Heartfield
Obra: Adolf the Superman Swallows Gold and
Spouts Junk
Ano: Before 28 August 1932, printed
before 1942
Localização:
Museum of Fine Arts,
Houston, Texas
Dimensões:
35.4 x 24.6 cm; image:
33 x 24.1 cm
Técnica: Gelatin silver print
Movimento: Dadaísmo
Autor: John Heartfield
Obra: Die drei Weisen aus dem Sorgenland, The
three magi from the Land of Sorrow, "AIZ, Das Illustrierte
Volksblatt", January 3,
1935, p. 16
Ano: 1935
Localização:
Eastman House Museum of
Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões:
37.9 x 26.9 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed
montage with typography
Movimento: Dadaísmo
Autor: John Heartfield
Obra: Hitlers Friedenstaube, Hitler's Dove of Peace, "AIZ, Das Illustrierte Volksblatt",
January 31, 1935, p. 80
Ano: 1935
Localização:
Eastman House Museum of
Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões:
38.5 x 26.4 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed
montage with typography
Movimento:
Dadaísmo
Autor: John Heartfield
Obra: Fantasie zweier Ostpaktjager,
Fantasy of two Eastern Pact hunters, "AIZ, Das Illustrierte
Volksblatt", February 7, 1935, p. 96
Ano: 1935
Localização:
Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 38.2 x 26.5 cm
Técnica:
Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo
Autor: John Heartfield
Obra: Das Spiel Der Nazis Mit Dem Feuer,
The Nazis Playing With Fire,
"AIZ, Illustrierte
Volksblatt", February 28, 1935, p. 129
Ano: 1935
Localização:
Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões:
38.5 x 26.5 cm
Técnica:
Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo
Autor: John Heartfield
Obra: Neue Erfolge der Naziheilkunde: SENF
statt Kase, New success
of Nazi medical science: Mustard, nstead of Cheese, "AIZ,
Illustrierte Volksblatt", March 8, 1935, p. 160
Ano: 1935
Localização:
Eastman House Museum of
Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões:
38.0 x 26.6 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed
montage with typography
Movimento: Dadaísmo
Autor: John Heartfield
Obra: Hitlers bester Freund, Hitler's Best
Friend, "AIZ, Illustrierte Volksblatt", August 15, 1935, p. 528
Ano: 1935
Localização:
Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 37.8 x 26.5 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed
montage with typography
Movimento: Dadaísmo
Autor: John Heartfield
Obra: Auch ein Propagandaminister,
Also a propaganda minister, "AIZ, Das Illustrierte Volksblatt",
August 22, 1935, p. 544
Ano: 1935
Localização:
Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 37.8 x 26.8 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed
montage with typography
Movimento: Dadaísmo
Autor:
John Heartfield
Obra: Der Platz an der Sonne, The place in
the sun, "AIZ, Das Illustrierte Volksblatt", October 10, 1935, p. 656
Ano: 1935
Localização:
Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 38.0 x 26.5 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed
montage with typography
Movimento: Dadaísmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário