segunda-feira, 14 de março de 2016

John Heartfield (1891-1968)

Um dos grandes nomes precursores do design gráfico e da publicidade modernas foi o alemão John Heartfield que soube como poucos elevar o seu ofício à condição de arte, mas não uma arte qualquer, Heartfield construiu um poderoso discurso gráfico e textual que fez de sua arte uma ferramenta de combate do Partido Comunista Alemão contra o nazismo. Heartfield nasceu Helmut Herzfelde, em Berlin no ano de 1891.

Durante a Primeira Guerra, em protesto contra o nacionalismo alemão, adota o pseudônimo que carregaria para o resto de sua vida: John Heartfield. Em 1917, influenciado pela Revolução Russa, Heartfield se aproximou das vanguardas artísticas e do debate político. Nesse ano, enquanto entrava no partido Comunista Alemão, tomou contato com artistas como o pintor e ilustrador George Groz e encenador Erwin Piscator.

Na vanguarda cultural alemã, Heartfield se alinharia com o movimento dadá. O dadaísmo, ou simplesmente dadá, marca uma atitude radical dos artistas contrários à Primeira Guerra. O termo “dadá” teria sido encontrado por acaso numa consulta a um dicionário francês. “Cavalo de brinquedo”, sentido original da palavra, não guardou relação direta, nem necessária, com bandeiras ou programas, daí o seu valor: sinaliza uma escolha aleatória.Essa escolha aleatória seria um princípio central na criação dadaísta, contrariando a racionalidade de um sistema cultural decadente, como o burguês, que subsiste enquanto milhões são mortos na guerra imperialista. A foto, a colagem e a fotomontagem seriam grandes meios de expressão dos dadaístas, já que permitiam facilmente retrabalhar conteúdos do cotidiano com revistas, jornais, etc.

Se o dadaísmo, em regra geral, não defendia um estilo específico nem novos modelos culturais, colocando-se contra projetos predefinidos, Heartfield assumiria um caminho bastante particular. Criando pôsteres e composições gráficas para revistas comunistas, ele defenderia o ponto de vista da revolução e a luta contra o fascismo. Heartfield inovou na preparação de recortes para impressão, mediante a junção de fotos, na qual o resultado era refotografado, imagens distorcidas e misturadas às legendas para criar relações grotescas entre elas, o partido nazista era seu alvo preferido.

Heartfield trabalhava diretamente as colagens sem nenhum retoque, e em alguns casos planejava e usava suas próprias fotografias.

Em 1929, a Exposição Internacional Film und Foto, em Stuttgart, Alemanha, coloca a fotografia experimental em primeiro plano. Nessa ocasião, John Heartfield lança a palavra-de-ordem “Use a Fotografia como Arma”.Entre 1929 e 1936 suas criações apareceram em centenas de capas do semanário Arbeiter-Illustrierte-Zeitung (Revista Ilustrada dos trabalhadores). Nos vários números da AIZ, podemos encontrar mensagens claras sobre o fascismo, sua relação com a grande burguesia, além de duras advertências sobre o futuro da Alemanha.


Heartfield, ao contrário de muitos de sua geração, manteve-se fiel aos seus ideais comunistas até o fim da vida. Sua obra talvez a única forma de expressão comunista à altura da propaganda nazi de Goebbels permanece como uma fonte viva de inspiração. Distante, muito distante, da pobre agitação socialista que vemos nos dias hoje, Heartfield, com suas fotografias, tesoura e cola ainda nos mostra o caminho.

Autor: John Heartfield
Obra: Deutschland, Deutchland Über Alles
Ano: 1929
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 23.9 x 18.8 cm
Técnica: Photomechanical reproduction
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Adolf the Superman Swallows Gold and Spouts Junk
Ano: Before 28 August 1932, printed before 1942
Localização: Museum of Fine Arts, Houston, Texas
Dimensões: 35.4 x 24.6 cm; image: 33 x 24.1 cm
Técnica: Gelatin silver print
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Die drei Weisen aus dem Sorgenland, The three magi from the Land of Sorrow, "AIZ, Das Illustrierte Volksblatt",  January 3, 1935, p. 16
Ano: 1935
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 37.9 x 26.9 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Hitlers Friedenstaube, Hitler's Dove of Peace, "AIZ, Das Illustrierte Volksblatt", January 31, 1935, p. 80
Ano: 1935
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 38.5 x 26.4 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Fantasie zweier Ostpaktjager, Fantasy of two Eastern Pact hunters, "AIZ, Das Illustrierte Volksblatt", February 7, 1935, p. 96
Ano: 1935
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 38.2 x 26.5 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Das Spiel Der Nazis Mit Dem Feuer, The Nazis Playing With Fire, "AIZ, Illustrierte Volksblatt", February 28, 1935, p. 129
Ano: 1935
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 38.5 x 26.5 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Neue Erfolge der Naziheilkunde: SENF statt Kase, New success of Nazi medical science: Mustard, nstead of Cheese, "AIZ, Illustrierte Volksblatt", March 8, 1935, p. 160
Ano: 1935
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 38.0 x 26.6 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Hitlers bester Freund, Hitler's Best Friend, "AIZ, Illustrierte Volksblatt", August 15, 1935, p. 528
Ano: 1935
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 37.8 x 26.5 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Auch ein Propagandaminister, Also a propaganda minister, "AIZ, Das Illustrierte Volksblatt", August 22, 1935, p. 544
Ano: 1935
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 37.8 x 26.8 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo

Autor: John Heartfield
Obra: Der Platz an der Sonne, The place in the sun, "AIZ, Das Illustrierte Volksblatt", October 10, 1935, p. 656
Ano: 1935
Localização: Eastman House Museum of Photography & Film, Rochester, New York
Dimensões: 38.0 x 26.5 cm
Técnica: Rotogravure print, rephotographed montage with typography
Movimento: Dadaísmo










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