George Grosz (1893-1959)

Georg Ehrenfried Bruta nasceu em 26 de julho de 1893 em Berlim para a família de Karl Ehrenfried Gross, um estalajadeiro e sua mulher Marie Wilhelmine Luise. Quando o menino tinha apenas sete anos de idade seu pai faleceu. Juntamente com sua mãe viveu alternadamente em Berlim e Stolp, na Pomerânia, onde Georg começou a escola secundária em 1902. Em 1908 ele foi expulso da escola por ter retornado explodir um professor estagiário.
Depois de passar no vestibular, ele começou seus estudos na Royal Academy of Art, em Dresden. Enquanto na Academia se especializou na arte gráfica e começou a colaborar com revistas satíricas tão cedo quanto 1910. Em 1912 Grosz (então Bruto) ingressou no curso de artes gráficas na Escola de Artes e Ofícios, em Berlim. Em 1913, ele passou vários meses em Paris, no estúdio Colarossi. Os principais temas de seus desenhos do período são crimes e orgias, temas eróticos, seus cartuns encontrar publicação no "Ulk”, "Lustige Blätter"e outros periódicos. Ele também fez o seu primeiro livro de ilustrações e começou a pintar a óleo.
Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, ele se ofereceu, mas foi dispensado do exército por vários meses após uma operação cirúrgica. Durante este período, em Berlim Gross conheceu vários autores, artistas e intelectuais, entre eles aqueles com quem ele teria encontrado o dadá de Berlim, em 1917.
Em 1916, o artista, em protesto contra o nacionalismo e patriotismo alterou seu nome para George Grosz. No mesmo ano ele pintou o mais antigo de seus óleos conhecidos, entre eles Lovesick e suicídio e um ano depois ele publicou seus dois primeiros álbuns, o "Erste George Grosz Mappe"e"Kleine Grosz Mappe".
Após a revolução na Rússia, artistas associação, o "Grupo de novembro" foi criada em Berlim em 1918, e Grosz juntou-lo, logo após se tornar um membro do Partido Comunista. Em 1919, com a editora Wieland Herzfelde (de Malik Publishing House), ele iniciou uma revista chamada "Die Pleite", e colaborou com Franz Jung em"Jedermann Fussball eigener sein"(Todo mundo seu próprio futebol) e com John Hoexter Einstein e Carl em "Der Blutige Ernst"(A seriedade com sangue). Seus desenhos, crítico mordaz da sociedade burguesa, apareceu em várias publicações Malik, o artista também produziu carteiras e livros, que regularmente despertou escândalos.
Em 1921 seu álbum "Gott mit uns"(Deus conosco) Grosz fez acusações de difamação do Reichswehr (Exército), em 1924, ele foi processado por crimes contra a moralidade pública por seu álbum"Ecce Homo"(o álbum foi confiscada como pornográficos ); em 1928 para o desenho "Cale-se e continuar a servir a causa", ele foi acusado de blasfêmia. Todos esses escândalos só ajudaram a consolidar a sua fama.
Em 1924, o artista tornou-se presidente da associação de artistas "Rote Gruppe" (Red Group), até 1927, ele foi um colaborador regular de publicações comunistas. Em 1928 ele foi co-fundador da "Associação Revolutionärer Bildender Künstler Deutschlands" (Associação Alemã dos Artistas Revolucionários).
Grosz obras da década de 1920 foram influenciados por uma complicada situação política e econômica no pós-guerra na Alemanha e Europa e em uma frase pode ser caracterizada como uma sátira política e social. Ele próprio escreveu sobre aquela época: "Em toda parte, os hinos de ódio foram atingidas em todo mundo era odiado: judeus, os capitalistas, os latifundiários, os comunistas, o exército, os proprietários, os trabalhadores, os desempregados, os Reichwehr preto, as comissões de controle, os políticos, as lojas de departamento, e os judeus novamente. Foi uma orgia de incitação, e a própria república era uma coisa fraca, quase imperceptível. Era um mundo completamente negativo, coberto com espuma colorida que muitos imaginavam para ser verdade, feliz da Alemanha antes do início da nova barbárie. " p 53
Em 1932, convidado a falar para o estudante de artes da Liga em NY, Grosz visitou os EUA, e no ano seguinte, emigrou lá junto com sua esposa e dois filhos. Nos EUA, ele retomou o ensino com a Art Students League, em Nova York. Nos EUA os seus trabalhos e comportamento mudou radicalmente - não há mais ataques contra a sociedade, o artista é o compromisso com a luta de classes desapareceu. Esta demissão não foi sincero, em sua autobiografia, "kleiness Ein Ja und ein Grosses Nein"(Um pequeno Sim e um grande n º), Grosz escreveu mais tarde:" Meu lema agora era para ofender ninguém e ser agradável a todos Assimilação. é simples uma vez que se supera a sobrevalorização superstição muito sobre caráter. Para ter um carácter geral significa que a pessoa é distintamente inflexível, não necessariamente por motivos de idade. Quem pretende chegar à frente e fazer o dinheiro faria bem para não ter nenhum personagem. A regra segundo a montagem é pensar tudo lindo! - Tudo o que seja, incluindo coisas que são bonitas não na realidade. que " Só uma vez ele perdeu o controle, quando soube da morte de um amigo em um campo de concentração. Ele publicou anti-fascista álbum "Interregno", que não foi um sucesso, reuniu-se crítica, além disso, uma vez que os americanos não vê nenhum perigo do fascismo na época e fotos do artista parecia um exagero absurdo.
Grosz ensinou na Art Students League até 1936. Ele também tinha uma escola de arte privada, seus alunos eram principalmente senhoras da sociedade. De 1937 a 1939 ele foi o beneficiário de uma bolsa Guggenheim, que lhe permitiu dedicar-se a seu próprio trabalho. Ele não era rico, mas ele ficou por confortavelmente. Em 1938 Grosz foi destituído de sua cidadania alemã, muitos de seus trabalhos foram queimados pelos nazistas.
Em obras artísticas do Grosz inteiro durante o seu período americano não são muito interessantes. De maior importância talvez as suas atividades de ensino e da autobiografia "A Little e Big Sim Não", publicado em 1946. Em 1954 Grosz foi eleito para a Academia Americana de Artes e Letras e em 1958 para a Academia de Belas Artes da Alemanha. Seus últimos trabalhos foram na América colagens, que, em parte, recordar o seu período de Dadá e em parte eram influenciados pela pop art.
Em 1959 Grosz retornou a Berlim para o bem, e apenas um mês depois, ele morreu lá, em sua casa.



Autor: George Grosz 
Obra: The City
Ano: 1916-17
Localização: Thyssen-Bornemisza Collection, Madrid, Spain
Dimensões: 100 x 102 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Dadaísmo - expressionismo



Autor: George Grosz 
Obra: Explosion
Ano: 1917
Localização: The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA
Dimensões: 47.8 x 68.2 cm
Técnica: Oil on hardbord
Movimento: Dadaísmo - expressionismo



Autor: George Grosz 
Obra: To Oskar Panizza
Ano: 1917-18
Localização: Staatsgalerie Stuttgart, Stuttgart, Germany
Dimensões: 140 x 110 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Dadaísmo - expressionismo



Autor: George Grosz 
Obra: John the Sex Murderer
Ano: 1918
Localização: Hamburger Kunsthalle, Hamburg, Germany
Dimensões: 86.5 x 81 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Dadaísmo - expressionismo



Autor: George Grosz 
Obra: The White Slaver
Ano: 1918
Localização: Hessisches Landesmuseum, Darmstadt, Germany
Dimensões: 31.7 x 23.8 cm
Técnica: Watercolor, reed pen and Indian ink on card
Movimento: Dadaísmo - expressionismo



Autor: George Grosz 
Obra: Beauty, Thee Will I Praise
Ano: 1919
Localização: Galerie Nierendorf, Berlin, Germany
Dimensões: 42 x 30.3 cm
Técnica: Watercolor, pen and Indian ink
Movimento: Dadaísmo - expressionismo



Autor: George Grosz 
Obra: Untitled
Ano: 1919
Localização: Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf, Germany
Dimensões: 81 x 61 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Dadaísmo - expressionismo



Autor: George Grosz 
Obra: Republica Automatons
Ano: 1919
Localização: The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA
Dimensões: 60 x 47.3 cm
Técnica: Watercolor on paper
Movimento: Dadaísmo - expressionismo



Autor: George Grosz 
Obra: Daum Marries Her Pedantic Automaton George in May 1920, John Heartfield is Very Glad of It
Ano: 1920
Localização: Galerie Nierendorf, Berlin, Germany
Dimensões: 42 x 30.2 cm
Técnica: Watercolor and collage
Movimento: Dadaísmo - expressionismo


Autor: George Grosz 
Obra: Germany: a Winter's Tale
Ano: 1917-19
Localização: desconhecida
Dimensões: 42 x 30.2 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Dadaísmo - expressionismo










0 comentários: