É
um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made
como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon,
de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon,
estes também artistas que gozaram de reputação no cenário artístico europeu,
Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração
impressionista,
expressionista e cubista.
Dessa fase, destaca-se o quadro Nu
descendo a escada, que apresenta uma sobreposição de figuras de aspecto
vagamente humano numa linha descendente, da esquerda para a direita, sugerindo
a ideia de um movimento contínuo. Esse quadro, na época de sua gênese, foi mal
recebido pelos partidários do Cubismo, que o julgaram profundamente irônico
para com a proposta artística por eles pretendida.
Essa fase lhe rendeu, ainda, o quadro Rei e rainha rodeados por rápidos
nus, que sugere um rápido movimento através de duas figuras humanas, e A noiva, que apresenta formas
geométricas bastante delineadas e sobrepostas, insinuando uma figura de
proporções humanas. Este último foi bastante utilizado no seu projeto mais
ambicioso, de que trataremos a seguir.
Sua
carreira como pintor estendeu-se por mais alguns anos, tendo como produto
quadros de inegável valor para a formação da pintura abstrata. É, no entanto,
como escultor que Duchamp vai atingir grande fama. Tendo se mudado para Nova York e largado a Europa numa espécie de estagnação
criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte dadaísta.
Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e
movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: A noiva despida pelos seus
celibatários, mesmo ou O grande vidro.
Trata-se
de duas lâminas de vidro, uma sobre a outra, onde se vê uma figura abstrata na
parte de cima, que seria a noiva, inspirada no quadro
acima mencionado, e, na parte de baixo, se percebe uma porção de outras figuras
(feitas de cabides, tecido e outros materiais), dispostas em círculo, ao lado
de uma engrenagem (retirada de um moinho de café). Essa obra consumiu anos
inteiros de dedicação de Duchamp, e só veio a público muito depois do início de
sua construção, intercalada, portanto, por uma série de obras. Não se tem um
consenso acerca do que representa essa obra, mas diversas opiniões conflitantes,
com base em psicologismos e biografismos, renderam e ainda rendem bastante
discussão.
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Portrait of
Chess Players/Portrait de joueurs d'echecs
Ano: 1911
Localização: The
Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, PA, USA
Dimensões: 108 x 101
cm
Técnica: Óleo sobre
tela
Movimento: Cubismo -
futurismo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Transition of Virgin into a Bride/Le Passage de la Vierge à la
Mariée
Ano: 1912
Localização: The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA
Dimensões: 59 x
53.5 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Cubismo -
futurismo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Nude Descending a Staircase (No.2)/Nu descendant un Escalier.
No.2
Ano: 1912
Localização: The Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, PA, USA
Dimensões: 147.5
x 89 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Cubismo -
futurismo
Autor: Marcel Duchamp
Obra: Chocolate Grinder No.2/Broyeuse de chocolat no 2
Ano: 1914
Localização: The Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, PA, USA
Dimensões: 65 x 54 cm
Técnica: Oil and thread on canvas
Movimento: Cubismo -
futurismo
0 comentários: