Paul Gauguin (1848-1903)



Paul Gauguin nasceu em Paris, em 7 de junho de 1848. Quando tinha um ano de idade, seu pai, um jornalista político, embarcou com a família para o Peru, mas morreu na viagem. Entretanto, graças a pessoas ricas conhecidas de sua mãe em Lima, Gauguin passou os sete primeiros anos de sua vida naquele país, antes de voltar à França em 1855. Aos 17, Paul Gauguin entrou para a Marinha Mercante. Em seus cinco anos no mar, elevou-se ao posto de segundo-tenente e visitou o Panamá e o Pacífico, os lugares tropicais que sempre acompanharam seus pensamentos.
Em 1871, Gauguin retornou a Paris, onde um influente amigo da família conseguiu-lhe um trabalho como corretor de valores. Passou a década subsequente como um respeitável homem de negócios, casando-se com uma moça dinamarquesa, Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.
No início da década de 1870, Gauguin tornou-se um entusiasmado pintor de domingo e, em finais de 1876, já dominava suficientemente a pintura para que uma paisagem sua fosse aceita para exposição no Salão Anual Oficial. Entretanto, logo ele preferiu expor suas obras junto aos impressionistas, que eram ainda tidos como rebeldes inveterados. Trabalhando arduamente durante suas horas de folga, Gauguin adotou a técnica impressionista de pintar paisagens no próprio local, utilizando pinceladas curtas de pura cor para capturar os efeitos atmosféricos. Como seus grandes contemporâneos Cézanne e Van Gogh, considerava o Impressionismo um agente liberador, embora tenha acabado por dar origem a um estilo muito diferente.
Gauguin, sem dúvida, querida abandonar o mundo dos negócios e tornar-se um pintor profissional. O que fica menos claro é se ele o teria feito se não fosse o colapso econômico de 1882; no mínimo, sua má sorte financeira concedeu-lhe a desculpa de que precisava para começar uma nova carreira, na idade de 35 anos, como um artista em tempo integral.
Foram então anos de dificuldades. Mette foi morar com sua família em Copenhague, onde Gauguin também permaneceu por um tempo. Depois que ele partiu, os dois nunca mais voltaram a viver juntos. Em 1887, Gauguin fez sua primeira turnê artística nos trópicos, passando alguns meses no Panamá e na Martinica.
Forçado de volta à França pela malária e por pobreza, ele levou consigo telas vivas com cores novas e libertas de qualquer movimento artístico antecedente.
Contudo, o progresso artístico de Gauguin foi ainda mais marcante durante suas visitas à Bretanha nos derradeiros anos da década de 1880, mostrando-se, nessa época, ainda remota e estimulantemente primitivo. Lá, ele começou a desenvolver seus estilo peculiar, com suas formas nitidamente delineadas e cores fortes. Seu estilo já estava definido em 1888, quando foi passear dois meses desastrosos em Arles em companhia de Vincent Van Gogh.
Em 1891, Gauguin já tinha se estabelecido como um líder entre os artistas e os poetas de Paris. Porém, ainda extremamente pobre, ele tomou a surpreendente decisão de se fixar no longínquo Taiti. O mais celebrado de todos os seus quadros foi pintado nessa ilha, e as imagens de uma simplicidade incorrompidamente primitiva tiveram um grande impacto sobre a imaginação ocidental. Embora Gauguin amasse as terras tropicais, a vida continuava dura, e em 1893 ele retornou a Paris, na esperança de que suas telas taitianas viessem a ser uma sensação e, por fim, trouxessem-lhe fama e segurança.
Após dois anos de decepções, Gauguin voltou para o Taiti, Já estava então doente, e seu mal foi agravado por uma condição sifilítica não-diagnosticada. Hospitalizado com muita frequência, engajava-se em trabalhos braçais e às vezes na política e no jornalismo locais. Sua produção artística era irregular; ainda assim, neste período produziu alguns de seus melhores quadros.
Em 1901, Gauguin retirou-se definitivamente da civilização que o intimidava, estabelecendo-se nas Ilhas Marquesas. Seu prazer nesse novo paraíso foi rapidamente estragado por sérios conflitos com as autoridades locais. Ele ainda estava recorrendo contra uma sentença de três meses por crime de difamação quando sua vida turbulenta foi definitivamente cortada por um ataque cardíaco, em 8 de maio de 1903.


Autor: Paul Gauguin
Obra: Two Breton Women on the Road
Ano: 1894
Localização: Musée d'Orsay, Paris, France
Dimensões: 66 x 93 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo



Autor: Paul Gauguin
Obra: Fatata te miti (Near the Sea)
Ano: 1892
Localização: The National Gallery of Art, Washington, DC, USA
Dimensões: 67,9 x 91,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo


Autor: Paul Gauguin
Obra: Parau Api (What's New?)
Ano: 1892
Localização: Gemaldegalerie Neue Meister, Dresden, Germany
Dimensões: 67 x 91 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo


Autor: Paul Gauguin
Obra: Vahine no te vi (Woman with a Mango)
Ano: 1892
Localização: Baltimore Museum of Art, Baltimore, MD, USA
Dimensões: 73 x 44 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo
Autor: Paul Gauguin
Obra: Ta Matete (We Shall Not Go to Market Today)
Ano: 1892
Localização: Kunstmuseum Basel, Basel, Switzerland
Dimensões: 73 x 91,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo


Autor: Paul Gauguin
Obra: Taperaa Mahana
Ano: 1892
Localização: Collection of Otto Krebs, Holzdorf. Now in the Hermitage, St. Petersburg, Russia
Dimensões: 72.3 × 97.5 cm (28.5 × 38.4 in)
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo

Autor: Paul Gauguin
Obra: Nafea Faa ipoipo? (When Will You Marry?)
Ano: 1892
Localização: Kunstmuseum Basel, Basel, Switzerland
Dimensões: 105 x 77,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo
Autor: Paul Gauguin
Obra: Fatata te mouà (At the Foot of a Mountain)
Ano: 1892
Localização: The Hermitage, St. Petersburg, Russia
Dimensões: 68 x 92 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo


Autor: Paul Gauguin
Obra: Tahitian Landscape
Ano: 1893
Localização: The Minneapolis Institute of Arts, Minneapolis, MN, USA
Dimensões: 93 x 73 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Fauvismo


Autor: Paul Gauguin
Obra: The Messengers of Oro. Illustration for 'L'Ancien culte mahorie', leaf 24
Ano: 1893
Localização: Louvre, Paris, France
Dimensões: 14 x 17 cm
Técnica: Watecolor
Movimento: Fauvismo










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